Canais de conteúdo, livre arbítrio e poder de escolha
Nem todos sabem, mas além do trabalho invisível e não remunerado, eu tb trabalho com Google Ads. Uma parte deste trabalho envolve gerenciar anúncios dos meus clientes no Youtube. Desta forma eu acabo conhecendo uma infinidade de canais de conteúdo, pois avalio quais são pertinentes para que meu cliente exiba anúncios.
Quanto maior o canal de conteúdo, mais audiência e mais anúncios são exibidos. Esse algoritmo tem uma lógica e dinâmica complexa e cheia de implicações, mas que são as regras do negócio.
Canais de conteúdo lixo
O que me assusta é a quantidade de canais de conteúdo LIXO que existem, com muitas visualizações. Acho que 80% – sendo otimista – são canais de conteúdo duvidoso. Não que sejam ilícitos, ou não tenham boas práticas. São canais ruins, mas que não temos grandes argumentos para tirá-los do ar.
Esses canais tem muitas visualizações. E em todas as camadas sociais. Ou seja, se eles aparecem é porque há muita gente vendo. E sendo o Youtube uma mídia ativa onde o indivíduo escolhe o que quer assistir, concluo que no geral, estamos escolhendo assistir lixo – conteúdos duvidosos, tóxicos ou de efeito entorpecente.
Valor da atenção
É muito importante estarmos atentos ao que isso pode indicar. Frequentemente criticamos a Globo, e as demais emissoras de TV. E com razão pois sabemos que o modelo tem muitos problemas.
Porém na mídia passiva, onde a emissora determina o que vai transmitir nossa escolha se limita a desligar a TV. Ao contrário da mídia ativa onde somos protagonistas da escolha. E me parece um problema quando escolhemos assistir conteúdo duvidoso. Neste caso deixa de ser a Globo que só fala merda, mas nós que optamos por assistir merda.
Algoritmo
Ah, mas o algoritmo só mostra porcaria, culpa dele!
Não, não, não. Engano. Creio que não cabe discutir se ele é bom ou mau, trata-se de uma ferramenta que precisamos aprender a usar. Como uma faca afiada que corta o dedo de quem não sabe manejá-la.
Ele mostra o que você demonstra interesse. O algoritmo é burro. Ele é reflexo de você. Convém refletir sobre a timeline e ensinar ela a ter qualidade, sim, você pode qualificá-la.
Vantagens da mídia tradicional
Apesar das críticas à Globo e às grandes empresas jornalísticas, existe uma coisa muito importante nelas que é a validação do conteúdo. Tudo que é divulgado precisa estar de acordo com a legislação. Há um departamento jurídico/jornalístico de checagem e conferência do que vai ser transmitido. Não é um “porra loka falo o que quiser”. Principalmente por que eles respondem legalmente sobre o que divulgam. O que não acontece na maioria dos canais de conteúdo pessoais do Youtube.
As empresas de conteúdo sempre tem um jornalista responsável. Que estudou e fez um juramento à sociedade ao receber o diploma. Por isso é tão importante a qualidade da faculdade de jornalismo. Coisa que é negligenciada há anos.
Qualquer um diz o que quiser
Os canais de conteúdo do Youtube não. Qualquer um diz o que quiser, com qualquer embasamento e as mais variadas motivações, morais ou não. Alguns podem ter qualificação para dizer o que dizem, mas nem todos. Alguns tem o interesse de informar as pessoas, ou ensinar o que sabem. Outros apenas a ganhar dinheiro e popularidade. É muito difícil que esses dois objetivos estejam juntos. É complicado ganhar dinheiro com conteúdo de qualidade, porque não dá Ibope, nem likes. Poucos conseguem. Então enquanto a mídia “tradicional” possui uma curadoria qualificada e é auditada e legalmente responsável. A mídia faça você mesmo não, nada garante a qualidade e responsabilidade de quem cria ou planeja o conteúdo. Cabe a cada um validar se ele é bom ou não.
Considerando nossa educação precária e cultura duvidosa, não sabemos fazer isso. Uma prova são os conteúdos mais populares do Youtube – você já o acessou sem estar logado?
Nossa responsabilidade
Acredito ser importante termos consciência da responsabilidade que temos ao consumir conteúdo, do valor de aprendermos a fazermos a curadoria do que vemos e compartilhamos.
Porque a Globo manipula tanto quanto os canais que você assiste no Youtube. Não devemos acreditar na Globo, nem na Record, nem no canal do Fulano sei lá quem. Opiniões não são verdades. Precisamos avaliar cada uma para ver o que é coerente e sempre fazer checagem, porque a qualquer momento pode ser necessário mudar.
Método científico
Essa semana ainda ouvi um pensamento que achei bastante válido sobre método científico. Onde foi salientado que a grandeza do método científico está em precisarmos comprovar o que falamos. E na liberdade de poder mudar de opinião quando os fatos mudam. Essa ideia se reflete naquela questão do ovo na nutrição. Descobriu-se que o ovo era ótimo para a saúde. Mais tarde uma nova pesquisa identificou que ele faz mal. Anos depois, ele voltou a ser bom. E no fim nunca sabemos se devemos comer o ovo com ou sem culpa. Mas isso não se dá pq a ciência é falha, mas porque ela evolui. Ao irmos aprendendo novas coisas, vamos revalidando tudo o que já sabíamos.
A vida é flexível e mutável. Agora, precisamos saber aplicar o método científico para que isso funcione. Não pode ser achismo, precisa seguir convenções, acordos, premissas, formas que já foram de certa forma validadas e estão sendo aperfeiçoadas. Precisamos de fontes confiáveis, embasadas. Para aprender a fazer isso é necessário dedicação.
Canais de Conteúdo duvidoso
Todo site de notícia que não passe por uma curadoria especializada. Que você não saiba exatamente quem é a pessoa responsável pelo que está escrito. Ou que não deixe claro o que é opinião e o que são fatos.
Inclusive este é um grande exercícios para fazermos: aprender a distinguir o que são fatos do que são opiniões.
Canais de Conteúdo Tóxico:
Tudo aquilo que te faz sentir inferior. Que gera um “queria ser assim” ou “não sou boa o suficiente” ou ainda, “faço tudo errado”.
Canais de Conteúdo sensacionalista
Aquele que faz você ter uma vontade louca de clicar e quando vai ver não tem nada a ver com o título. Ou faz uma alarde em cima de coisas que não tem importância.
Canais de Conteúdo Neurolínguistico do mal
Esse é péssimo, porque embora essa teoria tem coisas válidas e que nos ajudam a evoluir, ela é usada para enganar as pessoas tanto em golpes criminosos quanto na captura louca por cliques e likes da internet. É importante entender sobre a dinâmica da neurolinguística, para não ser vítima.
Canais de Conteúdo entorpecente
É aquele canal que usamos só para não pensar em nada, ou para esquecer os problemas e desafios da vida. Bebês fazendo fofices, pets, curiosidades inúteis, fofoca, humor, vida dos outros. E sim, vivemos uma cultura que nos suga toda energia e cada vez mais somos obrigados a nos entorpecer para sobreviver.
Eu gosto muito de uma passagem do Pequeno Príncipe onde ele visita o planeta do bêbado e pergunta: “Porque bebes?” “Para esquecer”, “Esquecer o que?” “Esquecer porque bebo”.
Assuma a qualidade de sua timeline
Então, se você chegou até aqui dedique um tempo para qualificar suas fontes. Bloqueie, diga que não gostou, dá mãozinha pra baixo.
PODEMOS DIZER NÃO! Devemos fazê-lo.
Aprenda a fazer curadoria do conteúdo que você consome e pare de se entorpecer. Precisamos assumir nosso livre arbítrio, nossa liberdade de expressão e de consumo de conteúdo.